Segurança
Segurança na Movimentação de Cargas com cintas Fitacabo
A marca Fitacabo é especializada na fabricação de equipamentos utilizados nos processos de movimentação, elevação e amarração de cargas. Experiente e com excelente infraestrutura, destaca-se no mercado em razão de seus produtos altamente qualificados, sua eficiência e seus preços competitivos.
Além disso, a empresa disponibiliza produtos 100% nacionais, contando com uma mão de obra capacitada e investindo sempre em tecnologia, assim, oferecendo ao consumidor soluções cada vez mais práticas e inovadoras, obtendo total satisfação e segurança aos usuários de todos os nossos produtos, passando a atender em toda a América Latina.
Esse produto é projetado e fabricado para suportar vários tipos de operações na Movimentação das Cargas, inclusive nos processos que exigem maior resistência. Para garantir a maior segurança e qualidade, as cintas para Elevação de Carga são produzidas de acordo com normas técnicas nacionais e internacionais, tendo aprovação nos testes mais rigorosos e possuindo alta resistência a sucessivos carregamentos de carga.
O poliéster é ideal para a confecção de cintas para Amarração e Elevação de Cargas em razão de seus benefícios. Por esse motivo, as cintas de poliéster para Movimentação de Cargas são 100% compostas deste material, fator que proporciona a elas alta tenacidade, baixo alongamento e resistência à abrasão, o que gera maior capacidade ao compará-las com outros produtos de mesma função presentes no mercado.
Padrão internacional de cores
Etiqueta azul de
Identificação
A etiqueta azul de rastreabilidade faz parte da rotulagem das cintas Fitacabo. Sua identificação é composta por informações que permitem o rastreio com primor e tecnologia, apresentando: Fator de segurança, informações do fabricante, carga de trabalho, modelo da cinta, data de fabricação e o próprio código de rastreabilidade. A cor azul representa um material 100% poliéster composto por um fio de alta tenacidade, sendo um ótimo resistênte mecânico à produtos químicos, à abrasão e à baixa propagação de fogo.
Suporte
Esse mesmo código permite que a Fitacabo faça o levantamento de informações certeiras, garantindo ao cliente um suporte completo e equipado em casos de dúvidas ou necessidades legais e gerenciais.
NBR 15637
A etiqueta de identificação das cintas para Elevação de Carga, devem estar conforme as normas da ABNT NBR 15637, sendo devidamente etiquetadas, independente da sua largura.
- 1Fabricante com CNPJ
- 2Data de fabricação
- 3Carga de trabalho
- 4Modelo da cinta
- 5Código de rastreabilidade
- 6Fator de segurança
- 7Informações do fabricante
- 8Modo de utilização
Fator de
segurança
E o número que expressa quantas vezes, em relação a CMT, o produto deve suportar ao teste de ruptura. E usado nos ensaios laboratoriais (planejamento da construção do produto) para atender a legislação e garantir a segurançao na movimentação.
O Fator de Segurança entra em uso durante a movimentação da carga, dadas as forças incidentes na movimentação. Trata-se de uma condição normativa de fabricação do produto, mas nao substitui as cargas de trabalho especificadas na etiqueta de identificação da cinta.
ATENÇÃO!
O Fator de Segurança jamais deve ser
usado como capacidade de carga
Para ter segurança no trabalho, verifique os seguintes tópicos
- Conhecer formas e capacidades das cintas;
- Qual tipo de amarração a ser feita;
- Emprego de dispositvo de bloqueio;
- Selecionar uma cinta correta para a movimentação;
- Não exceder as especificações técnicas da cinta;
- Nunca utilize cintas avariadas (ou sem ser inspecionadas);
- Nunca utilize cinta com sinais de desgaste por abrasão;
- Não utilize quando existir cortes no sentido longitudinal;
- Não utilize quando existir cortes no sentido transversal;
- Se necessário, preparar proteções para cantos vivos.;
- Conhecer o peso, o tamanho e o centro da gravidade da carga..
- Posicionar a cinta corretamente no ponto adequado da carga;
- Verifique se existe algum dano por calor;
- Danificação no reforço e no laço;
- Proibido usar cintas com nó;
- Evitar a colocação de mais um par de cintas no mesmo gancho;
- Utilizar ganchos com raio de apoio nunca inferior a um ø de uma polegada de seção lisa e redonda;
- Qual valor de atrito entre a carga e a plataforma que será amarrada;
- Colocar o gancho de elevação perpendicularmente sobre o centro de gravidade da carga.
Armazenagem
A armazenagem deve ser realizada em local de temperatura moderada e protegida contra a ação dos raios solares. Podem-se estocar em prateleiras ou ganchos, separando o material de acordo com o seu tipo.
Manutenção
A manutenção é simples, barata e rápida, restringindo-se à limpeza com sabão neutro para retirada da sujeira (poeira, graxa, óleo). Após lavagem, não secar em lugares quentes.
Entra em vigor a norma NBR 15637 para Cintas e Elevação de Cargas
A empresa participou junto à ABNT, na elaboração desta norma, visando à padronização e segurança aos trabalhadores e usuários de cintas. Comunicamos a todos a devida HOMOLOGAÇÃO. Para comprar a norma ou visualizá-la, acesse o link > http://www.abntcatalogo.com.br